Cristo o cumprimento da lei

“Porque o fim da Lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê.” (Romanos 10:4)

Cristo é o cumprimento da Lei e também o fim da Lei. Não seremos mais julgados baseados na Lei. Cristo foi a oferta expiatória, e nos justificou de todo pecado!!! Aleluia!!! A graça de Deus nos alcançou, e, sem merecimento nenhum, hoje podemos ser chamados filhos de Deus, por isso todo aquele que NELE crer terá vida eterna com Deus.

Muitas pessoas afirmam que a lei se encerrou em Jesus com base neste texto. Mas esta não é a verdade. Toda a Escritura deve ser interpretada com base nela mesma. Há uma premissa teológica que preceitua: “A Bíblia interpreta a própria Bíblia”. E é lá que encontramos Jesus afirmando:

“Não penseis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim revogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo: Enquanto não passar o céu e a terra, de modo nenhum passará da lei um só i ou um só til, sem que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mínimos mandamentos, e assim ensinar aos homens, será chamado mínimo no reino dos céus; mas aquele que os observar e ensinar, esse será chamado grande no reino dos céus. Pois vos digo que se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus.” (Mateus 5:17-20)

Então, quando lemos que o fim da Lei é Cristo, a compreensão mais acertada é: a Finalidade da Lei ou o seu Cumprimento é Cristo.

Uma vez que a Lei não poderia ser descumprida sob pena de morte, quebrar a lei teria por consequência, obviamente a morte. Uma vez que todos pecaram, a cumprimento da lei só poderia ser satisfeito com a morte de cada um de nós. “porque todos pecaram e necessitam da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça mediante a redenção que há em Cristo Jesus; ao qual Deus propôs como propiciação, pela fé, no seu sangue, para manifestar a sua justiça por ter deixado de lado os delitos passados na tolerância de Deus, …” (Romanos 3:23-25)

MAS o sacrifício de Jesus é suficiente por todos nós, sim! Por cada um de nós!

“Pois o amor de Cristo nos constrange, porque julgamos assim: um morreu por todos, portanto todos morreram.
Ele morreu por todos, para que os que vivem, não vivam mais para si, mas para aquele que por eles morreu e foi ressuscitado. 16 Por isso nós daqui em diante não conhecemos a ninguém segundo a carne; ainda que temos conhecido a Cristo segundo a carne, agora contudo não o conhecemos mais deste modo.” (II Co.5:14-16)

E assim é porque a lei estabeleceu:

“Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, visto que todos pecaram; Assim, pois, como por uma só ofensa veio o julgamento sobre todos os homens para a condenação, assim também por um só ato de justiça veio o julgamento sobre todos os homens para a justificação da vida. Assim como pela desobediência de um só homem foram todos constituídos pecadores, assim também pela obediência de um só todos serão constituídos justos. Sobreveio a Lei para que abundasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, para que, assim como reinou o pecado na morte, assim também reine a graça pela justiça para a vida eterna mediante Jesus Cristo nosso Senhor.” (Romanos 5:12, 18-21)

QUE GRAÇA INAUDITA! QUE FAVOR IMERECIDO! QUE AMOR INEXPLICÁVEL! QUÃO AFORTUNADOS FOMOS NÓS POR TEMOS OUVIDO AS BOAS NOVAS DE SALVAÇAO!!!! QUANTA ALEGRIA! SÓ PODERMOS ADORAR E ORAR EM GRATIDÃO ETERNOS!

ORAÇÃO: Querido Jesus, não há como agradecer o que fizeste por mim lá na Cruz, e era eu que devia estar lá, mas o Senhor morreu no meu lugar. Confesso e reconheço o Senhor como meu Salvador, e confio minha salvação a Ti! Não tenho palavras para te agradecer. Dizer “muito obrigado” é muito pouco!!! Mas eu te agradeço de coração sincero por Sua graça, e por amor tão grande. Eu oro em nome Jesus. Amém.

Pr. Ranieri Farias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s