O NOVO NASCIMENTO

“Pois fostes regenerados, não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a Palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” (1 Pedro 1: 23)

O que seria o novo nascimento? Um nascimento Espiritual. (Jo 3: 3) A pessoa tem que nascer de Deus, é um ato criativo no qual Deus, através da fé da pessoa, a une ao poder do Espírito Santo, produzindo o Milagre em que a pessoa é gerada de novo. Daí o nome “regeneração”. É o nascimento de Deus. (I Jo 5: 4).

Regeneração: Quer dizer que o homem é “ gerado de novo”.

Não é uma geração natural, mas espiritual. Em (Tito 3: 5), a palavra “regeneração” tem sentido de renovação do indivíduo, transformação da personalidade. No sentido de “gerar de novo”, encontramos a mesma palavra em (l Pe 1: 3,23). Regeneração é pois, uma vida recriada, para viver segundo a natureza recebida de Cristo.

O resultado do novo nascimento, traz algumas características.

Uma nova natureza: O ser tem a natureza daquele que o gera. Se o homem nasce de Adão, tem a natureza de Adão. Mas, se nasce de Deus, tem a natureza de Deus (Jo 1: 12). Os aspectos exteriores da pessoa podem não declarar que ela é filha de Deus. Mas é (l Jo 3: 2). A Bíblia diz claramente que quem nasce de novo tem a natureza divina ( 2 Pe 1: 4) Porque é nascido da semente divina. Libertação do Pecado. Quem tem a nova natureza (nasce de Deus) não vive na prática do pecado (l Jo 3: 9).

Tudo se torna novo. “Se alguém está em Cristo, é nova criatura” (2 Co 5: 17).O que vale é ser nova criatura (Gl. 6: 15). Novos motivos, novos desejos. Antes de nascer de novo, o homem faz a vontade da carne e dos pensamentos (Ef. 2: 2). Quando nasce de novo, tem desejos espirituais (Rm 8: 5,9).

Torna-se filho de Deus, Filho legítimo. (l Jo 3: 2). Tendo sido gerados por Ele, recebemos Sua própria natureza e somos seus filhos, de verdade.

Por causa do pecado do homem. Todo homem precisa nascer de novo, porque é pecador (Rm 3: 23). O pecado perverteu a natureza humana e isso o faz necessitado do novo nascimento. Nada substitui o novo nascimento (Gl 6: 15).

Por causa da santidade de Deus. O homem não é santo, mas Deus é. Pelo novo nascimento, o homem adquire uma nova natureza, a natureza de santidade de Deus. Ser santo é uma exigência de Deus (Lv 20: 26). O homem é um ser religioso. Sua alma tem sede de Deus ( Sl 42.2) Mas ele só pode chegar-se a Deus pelo novo nascimento.

*Nascer de novo nos leva para um novo relacionamento com Deus. Um relacionamento de filho para com o Pai.*

TODOS precisam nascer de novo, faça-o agora mesmo se ainda não o fez, crendo em Jesus e aceitando-o como Salvador.

OremosPai de amor e misericórdia, ajuda-me neste processo. Que eu possa entender o que é e a importância de nascer novamente e que minhas atitudes venham a condizer com o fato de que sou uma pessoa nascida novamente. Eu oro em nome de Jesus, amém.

Pr. Ranieri Farias
Semente baseada em estudo de “Doutrinas Bíblicas”. SBB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s